segunda-feira, 13 de junho de 2011

Afinal, o que é Paisagem?




Muitas vezes o conceito de Paisagem é distorcido, pois muitas pessoas entendem que ela é somente aquilo natural, porém Paisagem nada mais é que o domínio do visível, tudo aquilo que possamos ver. Ela é formada não só por volumes, mas também por cores, odores, movimentos, sons. Em suma, é o conjunto daquilo que vemos e sentimos, é o resumo da percepção.  A Paisagem apresenta várias escalas e varia dependendo do local onde nos encontramos, bem como quando estamos, pois ela é uma sobreposição de momentos diferentes em vários estágios da história. Por exemplo, se nos localizamos diante de uma cidade vendo uma determinada cena, ela muda no minuto seguinte, pois o vento já derrubou folhas, as pessoas mudaram de lugar; a paisagem é modificada. As paisagens são fruto da ação humana no espaço e as classifica em três grandes famílias, em função das modalidades da intervenção humana:

- Paisagem natural: não foi submetida à ação do homem.

- Paisagem modificada: é o fruto da ação das coletividades de caçadores e de coletores que, mesmo não exercendo atividades pastoris ou agrícolas, em seus constantes deslocamentos, pode modificar a paisagem de modo irreversível, através do fogo, derrubadas de árvores, etc.

- Paisagens organizadas: são aquelas que representam o resultado de uma ação consciente, combinada e contínua sobre o meio natural, como, por exemplo, as cidades, praças, etc.

A paisagem é um dos objetos de análise da Geografia, sendo constituída através das relações do homem com o espaço natural. Sua observação é muito importante, pois retrata as relações sociais estabelecidas em um determinado local, onde cada observador seleciona as imagens que achar mais relevantes, portanto, diferentes pessoas enxergam diferentes paisagens.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Fontes: http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=890&action=read
http://www.brasilescola.com/geografia/definicao-de-paisagem.htm

0 comentários:

Postar um comentário